Curso de Broncofibroscopia para Intensivistas

SPCI School

Introdução
Os cursos ATCIC (Advanced Training Course in Intensive Care) são cursos de 2 dias organizados pela ESICM para aquisição das competências definidas no CoBaTrICE  e PACT, com forte ênfase na parte prática, simulação e resolução de crises. O Curso ATCIC Broncofibroscopia foi desenvolvido pela School of Respirology de Amsterdão, com input de vários pneumologistas, como Tom Sutedja, anestesistas e intensivistas. A primeira edição deste curso a nível europeu foi realizada na Madeira em 2010. Após o curso efectuado em Tomar, os instrutores portugueses foram aprovados e a SPCI está creditada para a realização do ATCIC Broncofibroscopia.

Objectivos
O ATCIC Broncofibroscopia destina-se ao intensivista em treino e pneumologista com pouca prática de broncofibroscopia. Os objectivos são:

Familiarizar o médico com o broncofibroscópio e técnica;
Conhecer as indicações e contra-indicações para broncofibroscopia no doente ventilado e não ventilado;
Saber as técnicas básicas da broncofibrosocopia;
Ganhar destreza na manipulação do broncofibroscópio;
No final do curso, o formando deve ser capaz de executar uma broncofibroscopia no doente ventilado mecanicamente, para diagnóstico, terapêutica, remoção de secreções e descrever a antomia endobrônquica.

Recursos
O website www.bronchoscopy.org é a base provisória do ATCIC broncofibroscopia. Estão disponíveis diapositivos e vídeos de anatomia e procedimentos para estudo. Outro website aconselhado é www.bronchoscopy.nl.

Instrutores
Chaves Caminha
Fernando Guedes
João Gouveia
Júlio Semedo
Paulo Gomes
Susana Ferreira

Informações úteis
O Curso ATCIC Broncofibrocopia tem 2 dias de duração (1/2+1+1/2), com um forte componente prático e relação tutor : aluno de 1:2 a 1:3. Assim o número de inscrições é limitado a 8 a 16 por curso.

Os próximos Cursos são:

Data a marcar
Valor do Curso

Sócio: 240 euros
Não Sócio: 300 euros
No valor está incluido o almoço e pausas para café. Para efectuar pré-inscrição preencha o formulário online ou contacte a SPCI. Na pré-inscrição é pago sinal de 100 euros, não reembolsável. As candidaturas excedentes serão consideradas por ordem de inscrição para futuros cursos.