XV Congresso Nacional / III Congresso Luso-Brasileiro

Hotel Vila Galé Lagos

Estrada da Meia Praia 8600-315 Lagos GPS: N 37º 6′ 47.8” ; W 8º 39′ 45.3”

6 a 8 Maio 2011

Informação Geral

Caros Colegas,

Vamos realizar este ano em Lagos o III Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva / XV Congresso Nacional de Medicina Intensiva. Repetimos assim a experiencia do ano passado, em termos de local e hotel, pois a mesma foi de agrado da larga maioria dos participantes. …”E que S. Pedro nos ajude” como é tradicional dizer-se!

O Luso-Brasileiro tem este ano a sua terceira edição tendo a etapa brasileira, realizada em Março último em João Pessoa – Paraíba, constituído um sucesso pela larga participação dos colegas Brasileiros e pela sua elevada qualidade científica.
Vamos recebê-los novamente de braços abertos e partilhar as nossas experiências, aprendendo uns com os outros, solidificando entendimento e amizade. Temos projectos conjuntos que queremos realizar entre a SPCI e a AMIB. Estou certo que iremos ter novidades já em Lagos.

O Congresso irá começar com os Cursos Pós Graduados que se têm tornado “fundamentais” na formação de Internos de várias especialidades e dos próprios Intensivistas: o Curso FCCS, o SAV, o Curso de Lesão Renal Aguda, Sépsis, Monitorização Hemodinâmica, Emergência Hospitalar Externa e o CITIN. Contamos com muitos formandos e com a competência de um vasto grupo de formadores. Damos as boas vindas a todos e em particular ao grupo de SAV do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra que vai colaborar connosco pela primeira vez.

Vamos discutir os grandes temas do momento em Medicina/Cuidados Intensivos: a sépsis, as suas guidelines e bundles, a sua prática clínica. “Esmiuçaremos evidências” sobre muitos outros importantes temas como os fluidos, nutrição, ventilação, antibioterapia, gestão e tantos outros aspectos da nossa Especialidade, pelo que o tempo vai parecer pouco.
No entanto espero que haja tempo para conversar com aquele amigo que não se vê há alguns meses, para conviver com os Colegas de outras UCIs, jantar com um grupo animado e claro apanhar um pouco do ar puro e do sol do nosso “querido” Algarve.

Vamos partilhar estes momentos!

Um abraço,

Ricardo Matos

Organização

Presidente
Ricardo Matos

Secretário – Geral
João Gouveia

Tesoureiro
Antero Fernandes

Comissão Organizadora

David Lourenço
José António Pinho
José Júlio Nóbrega
Luis Mestre
Maria Manuel Varela
Nuno Devesa
Ricardo Lima
Rui Patraquim
Sofia Beirão

Comissão Científica

Álvaro Silva
António Almeida
Carlos Glória
Ciro Mendes
José Artur Paiva
José Mário Telles
Paulo Teles de Freitas
Pedro Póvoa
Rui Moreno