XVI Congresso Nacional

Hotel Vila Galé Lagos

Estrada da Meia Praia 8600-315 Lagos GPS: N 37º 6′ 47.8” ; W 8º 39′ 45.3”

12 a 14 Maio 2013

Informação Geral

Caros Amigos,

Bem-vindos ao XVI Congresso Nacional de Medicina Intensiva!

É assim que conto recebê-los da Cerimónia de Abertura do nosso Congresso, no Domingo dia 12, do próximo mês de Maio.

Voltamos ao Algarve, pois contamos com o seu sol, para nos ajudar a deixar para trás um longo inverno, e com a sua tranquilidade atlântica, propícia não só a bons momentos de contemplação e de reflexão, mas também á discussão e ao debate sobre os temas da nossa área de atividade profissional, a medicina intensiva e os cuidados intensivos.

Voltamos a Lagos, pois esta cidade dispõe de excelentes condições hoteleiras e de salas para reuniões, adequadas ao XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

Vamos, entre muitos temas, falar de hemodinâmica, qualidade, sépsis, isto é de muito temas da Medicina Intensiva, do melhor que podemos oferecer aos nossos doentes. As mais recentes evidências dentro da nossa área serão necessariamente tema de discussão. Serão assim muitos os temas a tratar. Contamos com a presença de muitos Peritos Nacionais e Internacionais para a apresentação dos temas mais atuais da nossa Especialidade. Serão com certeza muitos e variados os pontos essenciais da Medicina Intensiva a debater. Contamos que as UCIs Portuguesas apresentem aqui os seus trabalhos científicos, os projetos que estão a desenvolver, numa oportunidade de discussão e de partilha de conhecimentos.

Os Cursos pré-Congresso, muito importantes para a SPCI, constituem já uma tradição da nossa Reunião, abordam mais uma vez diferentes temas: os Cursos Basic Assessment & Support in Intensive Care Course (Curso BASIC) e o ATCIC – Haemodynamic Assessment and Monitoring (Advanced Training Course in Intensive Care), realizados no âmbito da colaboração da SPCI com a ESICM (Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos); o Curso de Ecocardiografia em Medicina Intensiva, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC); o Curso de Ecografia torácica; os Curso de Nutrição no Doente Critico e de Sepsis e Infeção Grave, em colaboração com o Grupo de Infeção e Sepsis (GIS) do Hospital de S. João e ainda o Curso de Técnicas de Substituição Renal.

Por último a concha foi adotada como símbolo deste Congresso. Ela relaciona a Meia Praia, local onde vamos estar, com coisas simples mas muito importantes para todos nós! A natureza… a origem… a essência…, aspetos que revemos nesses pequenos objetos ao mesmo tempo cheios de força e que simultaneamente nos transmitem segurança, pois assim se mantêm desde que nos conhecemos… Todos nós queremos mudar, evoluir, caminhar para diante, mas ao mesmo tempo desejamos, mais do que nunca nos dias de hoje, não perder aquilo que achamos ser o essencial, o sentido certo da mudança!

Encontramo-nos em Lagos!

Ricardo Matos

Organização

Presidente
Ricardo Matos

Secretário – Geral
João Gouveia

Tesoureiro
Antero Fernandes

Comissão Organizadora

António Almeida
David Lourenço
Fernando Aleixo
João Miguel Ribeiro
José Júlio Nóbrega
Luís Pereira
Paulo Mergulhão
Sofia Beirão

Comissão Científica

Carlos Glória
José António Pinho
José Artur Paiva
José Manuel Pereira
Maria Manuel Varela
Paulo Maia
Paulo Martins
Rui Moreno