XVII Congresso Nacional/IV Congresso Luso-Brasileiro

Hotel Vila Galé Lagos

Estrada da Meia Praia 8600-315 Lagos GPS: N 37º 6′ 47.8” ; W 8º 39′ 45.3”

4 a 6 Maio 2014

Informação Geral

Caros Amigos!

Vamos realizar este ano, de 4 a 6 de Maio, o IV Congresso LUSOBRASILEIRO de Medicina Intensiva que será também o XVII Congresso Nacional de Medicina Intensiva. Mais uma vez o evento terá lugar em Lagos, Algarve, no belo e confortável Hotel Vila Galé.

Iremos receber de braços abertos os nossos Colegas e Amigos do outro lado do atlântico, desse Pais – continente que é o Brasil.

A primeira etapa deste Congresso realizou-se há dias, 27 a 29 de Março, na bela cidade de Natal – RN. Constituiu um sucesso científico com excelentes palestras, mesas redondas muito participadas e com audiências muito intervenientes. Esperamos ter o mesmo sucesso!

Natal tal como Lagos é uma bela e tranquila cidade á beira-mar, com belas praias, areais dourados e no caso da Capital Potiguar (grande tribo Tupi) ou rio-grandense-do-norte com enormes dunas que fazem as delícias de banhistas e veraneantes.

Para Lagos temos, mais uma vez, um programa que é vasto e aborda os temas mais actuais da nossa Especialidade: O lactato, a hipotensão, os fluidos, os vasopressores, a insuficiência cardíaca, trauma, ventilação mecânica, Infeção na UCI, o peri-operatório, o doente neurocrítico, o trauma, o delirium, as EEMIs, a efectividade dos cuidados de saúde, a gestão e organização e a formação e acreditação do Intensivista.

Um verdadeiro pot-pourri de temáticas da Medicina Intensiva e dos Cuidados Intensivos. Pétalas de uma bela flor, de cores rosa, este ano símbolo do nosso Congresso e quem sabe, se retirada do cabelo de uma jovem artista, num novo revivalismo, uma nouvel Carmen Miranda, versão do século XXI. “Músicas” que irão seguir-se e encadear-se ao ritmo do “Fado” e da “Bossa Nova”, sendo o nosso desejo que se sucedam com o sucesso dos melhores hits da MPP e da MPB. Desculpem-me a analogia musical… talvez um pouco fácil… mas ao mesmo tempo tão rica e significativa da nossa identidade cultural.

Destaco a realização, já habitual, de vários Cursos Pré-Congresso como: os Beyond BASIC – MECHANICAL VENTILATION e INTENSIVE CARE NEPHROLOGY, realizados com o apoio da ESICM; o Curso de Ecocardiografia que resulta de uma parceria entre a SPCI e a SPC; o Curso de ECOGRAFIA TORÁCICA; o Curso FUNDAMENTAL NURSING CARE FOR SEPTIC PATIENTS, realizado pelo GIS do H.S. João e o Curso BASIC ASSESSMENT AND SUPPORT IN INTENSIVE CARE COURSE, realizado com o apoio da Universidade King Charles de Hong-Kong.

Contamos com a presença de muitos Peritos Nacionais e Internacionais para a apresentação dos temas mais atuais da nossa Especialidade. Serão com certeza muitos e variados os pontos essenciais da MI a debater. Contamos que as UCIs Portuguesas apresentem aqui os seus trabalhos científicos, os projetos que estão a desenvolver, numa oportunidade de discussão e de partilha de conhecimentos.

Haverá também tempo e espaço para alguns momentos de reencontro e de agradável convívio entre Colegas e Profissionais interessados pela Medicina Intensiva e pelos Cuidados Intensivos.

Bom Congresso para todos. Encontramo-nos em Lagos!


Ricardo Matos

Presidente da SPCI

Organização

Presidente
Ricardo Matos

Secretário Geral
João Gouveia

Tesoureiro
Antero Fernandes

Comissão Organizadora

Ana Martins
David Lourenço
João Ribeiro
José António Pinho
José Júlio Nóbrega
Paulo Mergulhão
Sofia Beirão

Comissão Científica

António Almeida
Celeste Dias
João Gonçalves Pereira
José Artur Paiva
José Manuel Pereira
Maria Manuel Varela
Pedro Póvoa
Rui Moreno