Falecimento do Dr. Rui Sérgio

A SPCI comunica com pesar o falecimento, a 2 de setembro, do Dr. Rui Sérgio Batista Ferreira, internista e intensivista, um dos médicos do grupo fundador da Unidade de Urgência Medica do Hospital de São José em 1979 sob a chefia do Dr. Resina Rodrigues.

Figura de referência, pelo seu contributo, no início e no desenvolvimento dos cuidados intensivos em Portugal. Iniciou a sua atividade no Hospital do Desterro, tendo estagiado no Service de Reanimation Medicale do H. Henry Mondor, no H. Fernand Widal em Paris e ainda no Presbiterian University Hospital em Pittsburgh.

Toda a sua carreira se desenvolveu em exclusividade nos antigos Hospitais Civis de Lisboa, e na UUM, tendo sido provido como Chefe de Serviço em 1993.

Autoridade reconhecida pela sua experiência na monitorização hemodinâmica invasiva, acompanhou a evolução para métodos de monitorização menos invasivos. Foi pioneiro no reconhecimento da importância que a ecografia viria a ter nos cuidados intensivos, tendo-a implementado na UUM na década de 80. Desempenhou igualmente um papel fundamental na organização e informatização da unidade, com a implementação do registo regular dos índices de gravidade e de disfunção de órgão. Salienta-se ainda a sua participação ativa na implementação do Ciclo de Estudos Especiais em Medicina Intensiva na UUM, contribuindo para o reconhecimento da necessidade de formação diferenciada na área dos cuidados intensivos.

Ensinou várias gerações de médicos, preparando-os para lidar nas situações de pressão no doente crítico com serenidade, argúcia, rigor e ciência, sem descurar o lado humano com o seu sorriso contido a validar as suas/nossas ações.

Foi Diretor da Unidade de Urgência Médica em 2003 e 2004, tendo-se aposentado em 2004.


SPCI Guidelines
Guidelines