In memoriam: Prof. Dinis dos Reis Miranda
Faleceu no último dia 04 de novembro, o Professor Dinis dos Reis Miranda, um dos fundadores da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos – ESICM. Após especialização em anestesiologia e medicina intensiva em Lisboa (Hospital de Santo António dos Capuchos, Hospitais Civis de Lisboa) e Bruges, fundou e atuou como diretor da Unidade de Medicina Intensiva no Hospital Universitário em Groningen, Holanda.
O Dinis – como era conhecido pelos seus muito amigos - promoveu a inovação na medicina intensiva e foi um dos primeiros a destacar a importância da gestão e organização na Medicina Intensiva.
A sua investigação e publicações foram feitas com esse foco e, em parceria com colaboradores, desenvolveu importantes e práticos sistemas de escala para medição da carga de trabalho como TISS-28, NEMS, WUR e NAS. A sua atuação junto ao grupo de trabalho de organização e gestão da ESICM do qual foi um dos fundadores resultou no famoso “green book” “Management in Intensive Care: guidelines for better use of resources”, um dos primeiros livros sobre o problema da Gestão e Organização em Medicina Intensiva.
Mais tarde, com uma série de bolsas da União Europeia, conduziu os famosos estudos EURICUS I, II e III, que continuam a ser uma referência sobre os impactos da organização e gestão nos resultados das unidades de Medicina Intensiva.
O Dinis dedicou importante parte da sua vida ao paciente crítico, não só ao paciente individualmente, como também à melhoria da prática da Medicina Intensiva.
É com sentimento de gratidão que nos voltamos para sua imensa contribuição em prol do melhor cuidado possível ao paciente crítico.
Desejamos à sua esposa Teresa, e aos seus filhos, toda a força que precisam para seguir a vida com seus entes queridos, sabendo o quão respeitado ele era por seus colegas.
A comunidade de terapia intensiva perde um de seus líderes. E muitos de entre nós um mestre e um amigo.
Rui Moreno, MD, PhD
Armand Girbes, MD, PhD