• Início
  • Notícias
  • Filipe Gonzalez: Segunda edição “Echo Crit Level I” pensada para formar especialistas em ecocardiografia
  • Filipe Gonzalez: Segunda edição “Echo Crit Level I” pensada para formar especialistas em ecocardiografia

    Numa sinergia entre a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a CUF Academic Center, começa no dia 1 de julho a 2ª edição do curso de ecocardiografia “Echo Crit Level I”. Apesar do programa estar destinado a quem está a dar os primeiros passos na ecocardiografia na abordagem do doente crítico, está também ele “pensado para quem já passou por algum estágio de cardiologia ou ecocardiografia para aproveitar ao máximo as potencialidades teóricas e técnicas do curso”, refere a Filipe Gonzalez, médico Intensivista no Hospital CUF Tejo e cocoordenador do Curso.


    Filipe Gonzalez - Echo Crit Level I

    Dirigido a todos os interessados em ecocardiografia no apoio à decisão clínica, com a duração de três meses, o curso tem um formato B-learning flexível - com módulos de E-Learning e uma sessão Hands-on presencial, no dia 16 de setembro no Centro de Simulação da CUF Academic Center, “este curso pretende dotar os formandos de uma abordagem sistemática ao doente crítico com o uso de ecocardiografia, baseado nas síndromes clínicas de apresentação mais frequentes e graves”, refere.

    O “Echo Crit Level I” está especialmente desenhado para quem está a dar os primeiros passos nesta área, com um plano curricular que permite a aquisição de ferramentas para a gestão do doente crítico, seja em contexto de urgência médica, de cuidados intensivos, de diagnóstico ou perante a necessidade de monitorização hemodinâmica. Durante os três meses do curso, “além de uma preparação segmentar das patologias de cada estrutura cardíaca, vão ser simulados cenários clínicos de limite, como o choque, a embolia pulmonar aguda, o tamponamento cardíaco e a paragem cardíaca”, acrescenta.

    Sendo um exame de diagnóstico utilizado para estudar a estrutura do coração, a ecografia (e os seus vários tipos), é transversal a várias especialidades: medicina intensiva, medicina interna, anestesiologia, cardiologia, entre outras. “Apesar da ecografia ser um exame cada vez mais ubíquo na prática clínica hospitalar, tem uma curva de aprendizagem complexa que exige o treino frequente e orientado, para então criar conhecimentos que permitam a aquisição adequada das janelas ecográficas e o reconhecimento dos principais padrões de doença”, salienta Filipe Gonzalez.

    A darem o seu contributo, tem-se duas entidades que apoiam o curso, sendo elas, a SPCI e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). A ecocardiografia em urgência e intensivos surge da sinergia de duas especialidades essenciais: a Cardiologia, com o conhecimento profundo da patologia cardíaca, e a Medicina Intensiva, com a integração clínica específica do doente crítico. Nesse sentido, “as respetivas sociedades solidificam a autoridade científica do curso e dos formadores (alguns são intensivistas, outros são cardiologistas), por isso, além deste reconhecimento, os formandos vão ainda receber créditos CME, válidos nacional e internacionalmente para o seu currículo”.

    Os módulos online são constituídos por aulas teóricas curtas e vídeos de demonstração da metodologia de aquisição da imagem. Após conclusão das aulas teóricas os formandos podem realizar a sessão Hands-on (componente prática) - um dia de treino intensivo, agendado para 16 de setembro, no Centro de Simulação da CUF Academic Center, no Hospital CUF Tejo.

    As inscrições podem ser realizadas através deste link, onde também é possível consultar o programa.