“Lugar dos Hospitais da Universidade de Coimbra na História da Medicina Intensiva em Portugal”

Jubilação - Professor Doutor Jorge Pimentel

“Lugar dos Hospitais da Universidade de Coimbra na História da Medicina Intensiva em Portugal” é o tema da Última Lição do professor Jorge Pimentel, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), que será proferida no próximo dia 5 de junho, às 11 horas, no auditório principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC

Nascido em Vagos em 1948, o Professor Doutor Jorge Manuel Pericão da Costa Pimentel desenvolveu a sua carreira científica e académica ao longo de mais de 30 anos, como Intensivista de reconhecido mérito nacional e internacional.

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, ainda durante os estudos superiores foi assistente da cadeira de Anatomia Patológica até à conclusão do curso. Em 1972 iniciou a sua formação na área da Medicina Interna nos Hospitais da Universidade de Coimbra, ao mesmo tempo que desenvolvia trabalho na área da Medicina Intensiva na unidade ainda recente dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Entre 1986 e 1987 permaneceu em Paris, no Hopital Paul-Brousse onde iniciou os estudos de doutoramento na área da cardiotoxicidade pelos organofosforados.

Exerceu as funções de director do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra de 1994 a 2018. Sob a sua direcção e orientação muitos internos realizaram o estágio de Medicina Intensiva, enquanto que especialistas fizeram a formação para a obtenção da sub-especialidade em Medicina Intensiva. É de realçar a particular atenção que sempre deu às actividades formativas, bem como o seu empenho pessoal em manter-se permanentemente actualizado na área do intensivismo.

Acumula ainda funções de docência na área de medicina Intensiva, como Professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e como Professor auxiliar convidado da Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior Politécnica de Saúde (Viseu).

É sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, tendo sido Presidente da Direcção de 1994 a 1996, foi eleito para o “council” da European Society of Intensive Care Medicine e foi ainda representante no Cobatrice, membro da World Federation of Societies of Intensive and Critical Care Medicine, membro da direcção do Colégio da subespecialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos, tendo sido ainda consultor da OMS durante 5 anos.

Grande apreciador e profundo conhecedor de música e da fotografia, o Professor Jorge Pimentel marcou a história da Medicina Intensiva e desta Sociedade Científica, merecendo o reconhecimento de todos os intensivistas Portugueses.

Obrigado Professor!!


SPCI Guidelines
Guidelines