Objetivos do Grupo de Trabalho
O suporte nutricional é um componente fulcral na abordagem do doente crítico, manifestamente com impacto na evolução da doença crítica, no prognóstico funcional pós-doença crítica, no tempo de internamento hospitalar, na dependência de suporte vital e na mortalidade.
A SPCI sentiu a necessidade de preencher a lacuna existente em Portugal no que concerne à existência de um Grupo de Trabalho em Nutrição Clínica e Metabolismo, na tipologia específica do doente crítico. Os objetivos deste grupo de trabalho são:
- Promover, desenvolver e difundir o conhecimento em nutrição clínica e metabolismo no doente crítico.
- Promover uma cultura de melhoria contínua na avaliação e prescrição nutricional no doente crítico, desenvolvendo para isso critérios de qualidade referentes ao suporte nutricional artificial.
- Promover e desenvolver estudos e projetos de investigação científica na área específica do suporte nutricional e metabolismo no doente crítico.
- Promover e desenvolver programas de formação em Nutrição Clínica.
- Desenvolver documentos de consenso nacionais na área específica da avaliação e suporte nutricional no doente crítico.
- Colaborar com as entidades oficiais portuguesas no desenvolvimento de normas de suporte nutricional no doente crítico.
- Colaborar com grupos congéneres internacionais na investigação científica e formação em nutrição clínica e metabolismo.
O Grupo de Trabalho de Nutrição Clínica e Metabolismo pretende constituir-se como um grupo multiprofissional com atividade assistencial em Medicina Intensiva e com interesse particular pela área de estudo da nutrição clínica e metabolismo. Deste modo e de acordo com o regulamento da constituição dos Grupos de Trabalho da SPCI, é constituído pelos seguintes elementos:
- Coordenação: Sofia Escórcio – Intensivista (UCI Hospital Particular da Madeira, Funchal)
- Luísa Trindade – Nutricionista (UCI Hospital Lusíadas, Porto)
- Sónia Cabral – Nutricionista (IPO, Porto)
- Rita Carvalho – Nutricionista (SMI Hospital Divino Espírito Santo, Ponta Delgada)
- Fernando Coelho – Intensivista (UCI IPO, Porto)
- Ana Moura Gonçalves – Intensivista (SMI Hospital Beatriz Ângelo, Loures)
- Maria Manuel Varela – Enfermeira, SMI Hospital de Évora
Plano de Atividades para 2022-23
O Grupo de Trabalho em Nutrição Clínica e Metabolismo da SPCI, pretende desenvolver para o período 2022-23, as seguintes atividades:
- Parceria de colaboração com uma Faculdade Nacional com o objetivo de colaboração e desenvolvimento conjunto de um programa de formação de reconhecida certificação e qualidade científicas, na área da nutrição clínica e metabolismo.
- Desenvolvimento de cursos de nutrição clínica num modelo “curso pré-congresso” e/ou Weekend Training Camp, num total de 2 a 3 ações/ano, para um máximo de 20 formandos por ação formativa, em total parceria e de acordo com os standarts definidos pela SPCI School.
- Promoção de um inquérito nacional de avaliação das práticas de avaliação e suporte nutricional no doente crítico.
- Desenvolvimento de um documento de consenso na área da avaliação nutricional no doente crítico.
- Desenvolvimento de um documento de consenso na área específica do suporte nutricional artificial no doente crítico.
- Desenvolver recomendações de critérios de qualidade do suporte nutricional no doente crítico, numa perspetiva de melhoria contínua da atividade assistencial.