O triénio 2018-20 apresenta-se como um verdadeiro desafio para a SPCI.
Como Sociedade científica, é vital que a SPCI EVOLUA e que se RENOVE, promova uma UNIÃO sólida entre as várias entidades que participam na regulação da Medicina Intensiva Portuguesa, responda às exigências e desafios de financiamento, garanta TRANSPARÊNCIA e RIGOR na relação com os seus sponsors e que paute a sua atividade com EXCELÊNCIA, QUALIDADE e PROFISSIONALISMO.
Somos uma equipa altamente motivada com a missão de, honrando o passado da SPCI e da Medicina Intensiva Portuguesa, imprimir dinamismo e inovação nos vários projetos que nos propomos desenvolver, contribuindo verdadeiramente para o crescimento da Medicina Intensiva em Portugal a par com a afirmação da Medicina Intensiva Portuguesa na Europa e no mundo.
Queremos construir uma Medicina intensiva de futuro, pensando out of the box, com união de norte a sul.
Promover a excelência da Medicina Intensiva em Portugal através de projetos de Formação, Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Apostamos em 3 linhas estratégicas principais que se entrecruzam, sem esquecer a viabilidade económica, apoiadas numa relação transparente com a indústria, sem conflitos de interesses, com profissionalismo e rigor.
As nossas Linhas de Acção
1.Promoção da actividade científica
2. Formação
3. Proximidade e Dinamização
Pretendemos promover a actividade científica através de:
A formação é uma das grandes áreas estratégicas da SPCI. A formação dos profissionais e a informação do grande público são essenciais para o crescimento da Medicina Intensiva. A SPCI School será a arma da SPCI para a prossecução deste objectivo.
SPCI School
Só com Formação se consegue uma prática clínica eficiente e de qualidade. É nossa ambição:
Divulgação e promoção da Medicina Intensiva
É necessário (e é nosso dever) garantir visibilidade à Medicina Intensiva, junto da tutela e do grande público, proporcionando uma maior capacidade negocial para melhorar a assistência ao doente crítico.
– Junto do grande público: Medicina Intensiva e o Cidadão
A participação dos cidadãos nas decisões em saúde e nos cuidados diretos a si prestados, assenta numa maior informação e consciencialização do papel da Medicina Intensiva. Pretendemos disseminar a informação referente à medicina intensiva através de várias plataformas e realizar/participar várias iniciativas que contribuam para a divulgação da mesma. A saber: celebração do dia do Intensivista – 15 de Setembro, comemoração do dia mundial da sépsis, iniciativas de mass training.
– Junto da Tutela
Pretendemos manter contactos formais regulares com o Ministério da Saúde e todas as suas estruturas, participando nos diferentes fora de discussão de temáticas relacionadas com o doente crítico.
Queremos uma SPCI mais dinâmica, em que os sócios tenham voz mais activa e maior participação. Assim, além de ter um representante da SPCI em cada serviço de Medicina Intensiva, pretendemos dinamizar o website, reactivar os grupos de trabalho e criar uma estrutura de apoio específico aos internos de formação específica de medicina intensiva e recém especialistas – Nova Geração.
Dinamização do website
Reactivação dos Grupos de Trabalho
É nossa intenção reactivar os grupos de trabalho com missões específicas. Pretendemos que cada grupo tenha como “padrinho/madrinha” um Intensivista de renome internacional, perito nessa matéria, para dinamizar e motivar o mesmo. Cada grupo terá uma coordenação com 5 elementos, dos quais um será o coordenador principal. Queremos que os coordenadores sejam pessoas com interesse e competências reconhecidas na área. São missões dos grupos de trabalho:
São exemplos de grupos de trabalho:
– Nefrologia em Medicina Intensiva – Trauma
– Ventilação Mecânica
– Cardiovascular
– ECMO
– Infecção
– Sedação, analgesia e delirium
– Neurocríticos
– Nutrição e metabolismo
Pretendemos e comprometemo-nos a elaborar um Plano de Actividades a 3 anos, com cronograma anual, por estarmos convictos da sua facilitação nos contactos com a indústria, com os fornecedores e parceiros.
Ambicionamos criar um grupo de trabalho para os especialistas em treino, internos de formação específica e recém-especialistas, inspirado no Projeto/Programa Next da ESICM. Queremos desenvolver Programas de estágios nacionais e no estrangeiro e desenvolver uma Educational Track específica no Congresso Nacional.
Relações internacionais: manter as relações de parcerias da SPCI com outras instituições de Medicina Intensiva internacional, como por exemplo:
Sociedade Lusófona
AMIB
ESICM
Sociedades Nacionais
Reforçar laços com a Semyciuc
Federação Mundial de Medicina Intensiva
Desejamos continuar a promoção da Medicina Intensiva Portuguesa a nível Europeu, através de várias iniciativas, de onde destacamos: o ESICM Forum 2019 em Lisboa, a tentativa de “trazer” a Portugal o ESICM LIVES em 2021, realização de cursos da ESICM em Portugal e a “exportação” de cursos nossos.