Projeto ISARIC - Covid-19

Exmos. Colegas,

Face à nova pandemia da doença COVID-19, a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI) vem propor uma plataforma comum para a caracterização dos doentes internados em Serviço de Medicina Intensiva (e que poderá servir para outros projetos futuramente).

Por forma que estes dados tenham, além de projeção nacional, também projeção internacional resolveu a SPCI subscrever o projeto ISARIC COVID-19 endossado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela rede COMBACTE/PREPARE que oferece uma ferramenta gratuita com possibilidade de criar relatórios locais, mantendo a propriedade intelectual de cada Centro Colaborador, ao mesmo tempo que devolve a informação em bruto para posterior análise local.

O protocolo de recolha de informação clínica é bastante simples e esta encontra-se nos processos clínicos integralmente: para facilitar a colheita, solicitamos que esta seja efetuada inicialmente em suporte de papel. Dado que esta plataforma não é dedicada exclusivamente a Serviços de Medicina Intensiva alguns dados (p.e. "scores" de gravidade) estão ainda omissos, estando a SPCI a promover ativamente a sua integração junto da equipa de desenvolvimento.

A SPCI atua EXCLUSIVAMENTE como um facilitador da colheita de dados: (1) submetendo o pedido à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD); e (2) nos Centros que decidirem colher a informação exclusivamente em formato de papel promover a sua introdução informática (a expensas da SPCI).

O pedido de autorização Institucional e à Comissão de Ética (documentação necessária em anexo) deverá ser o passo mais demorado, pelo que a rapidez de todo o processo de submissão é fundamental.

Para mais informação sobre a plataforma remeto para os seguintes sites:
https://isaric.tghn.org/covid-19-clinical-research-resources/
https://isaric.net/ccp/

Esperamos que esta ou outras iniciativas similares possam unir esforços entre os Serviço de Medicina Intensiva a nível nacional e uniformizar as medidas de caracterização desta pandemia para obter dados mais claros e esclarecedores.

Pela SPCI,
Rui Pereira (coordenador)
Susana Fernandes
João João Mendes
João Gouveia



Anexo 1: CRF ISARIC modificado para UCI


Anexo 2: Acordo de tratamento de dados ISARIC


Protocolo do estudo v01 - a assinar pelos centros


Autorização do diretor de serviço